O ranking CWUR (Center for World University Rankings) surgiu em 2012, com o objetivo de classificar as melhores universidades do mundo, utilizando para isso quatro critérios:

- Qualidade da educação, com peso 25%, mensurada pelo número proporcional de estudantes que ganharam grandes distinções acadêmicas;

- Empregabilidade discente, com peso 25%, mensurada pelo número proporcional de estudantes que tiveram posições executivas de destaque nas maiores empresas mundiais;

- Qualidade docente, com peso 10%, mensurada pelo número de docentes que ganharam grandes distinções acadêmicas;

- Desempenho em pesquisa, mensurado por quatro indicadores:

- Produtividade, com peso 10%, medida pelo número total de publicações;

- Publicações de alta qualidade, com peso 10%, medida pelo número de publicações nos melhores periódicos;

- Influência, com peso 10%, medida pelo número de publicações em periódicos altamente influentes;

- Citações, com peso 10%, medida pelo número de publicações altamente citadas.

A UnB passou a aparecer no ranking CWUR a partir de 2014, na 894ª posição mundial. Nesta última versão (2020) a universidade subiu para a 845ª colocação. A evolução completa está na tabela abaixo.

Tabela 1 – Evolução da UnB no CWUR ranking

No cenário nacional, a UnB saiu da 10ª posição, em 2014, para a 14ª, em 2020, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, que traz as quinze primeiras universidades brasileiras.

A situação no cenário federal é mais propícia à UnB, que iniciou o ranking na 6ª posição entre as federais, e está, há três anos, mantendo a 7ª posição, conforme gráfico abaixo, que traz as quinze primeiras universidade federais.