Publicado anualmente, o Quacquarelli Symonds World University Rankings, QS-World, foi criado para ajudar potenciaisos estudantes em potencial a fazerem comparações das universidades líderes em todo o mundo. Desde que os rankings foram desenvolvidos pela primeira vez, em 2004, se expandiram-se para classificar mais de 1300 universidades, com mais de 5.500 avaliadas em sua última versão.

As 400 melhores universidades são classificadas individualmente, e as demais são classificadas em grupos – começando de 401-410, até 801-1000. A metodologia utiliza seis critérios para quantificar o desempenho das universidades:

• Reputação acadêmica: com peso 40% - pesquisa acadêmica conduzida pelo próprio QS;
  • Reputação com empregadores: com peso 10%, pesquisa com empregadores conduzida pelo próprio QS;
  • Proporção de docentes por aluno: com peso 20%, divisão simples do total de docentes pelo total de alunos da instituição;
  • Citações por docente: com peso 20%, utiliza a base de dados Scopus para calcular a relação entre o número total de citações da instituição, nos últimos cinco anos, e o total de docentes;
  • Proporção de docentes internacionais: com peso 5%, divisão simples entre o número de docentes internacionais pelo número total de docentes da instituição;
  • Proporção de estudantes internacionais: com peso 5% - divisão simples entre o número de alunos internacionais pelo número total de alunos da instituição.

Na última avaliação (2023), a UnB continua como a universidade mais bem avaliada do Centro-Oeste e manteve sua posição entre as 801-1000 melhores do mundo. Por decisão da própria consultoria QS, apenas as primeiras 500 universidades têm seus indicadores divulgados, o que limita bastante a análise, com base em dados, da evolução da universidade.

[1] www.QS.com