Metodologicamente, o Ranking AD-Index¹ organiza-se da seguinte maneira:

Os rankings de Cientistas por Universidade, país, região e no mundo foram realizados baseado no “índice-h total”. O “índice-h total” foi usado nos rankings por filial e por subfilial.

Os critérios de classificação baseados na pontuação do “índice-h total” foram usados na seguinte ordem:

1. A pontuação do “índice-h total”;
  2. Número total de citações;
  3. Pontuação do “índice i10 total”;
  4. Pontuação do “índice-h total” dos últimos 5 anos.

A classificação com base no índice-h dos últimos 5 anos foram realizadas na seguinte ordem:

1. Pontuação do índice-h total do último ano;
  2. Número de citações nos últimos 5 anos;
  3. Pontuação dos últimos 5 anos do índice i10;
  4. Pontuação do índice-h total.

Os critérios de classificação com base no índice i10 foram realizados na seguinte ordem:

1. Pontuação total do índice i10;
  2. Pontuação do índice-h total;
  3. Número total de citações;
  4. Pontuação dos últimos 5 anos do índice i10

A classificação com base no número total de citações foi realizado utilizando-se os critérios na seguinte ordem:

1. Número total de citações;
  2. Pontuação no índice-h;
  3. Pontuação total no índice i10;
  4. Número de citações nos últimos 5 anos.

A classificação com base no número total de citações nos últimos 5 anos foram realizadas utilizando-se dos seguintes critérios:

1. Número de citações nos últimos 5 anos;
  2. Pontuação no índice-h nos últimos 5 anos;
  3. Pontuação no índice i10 nos últimos 5 anos;
  4. Número total de citações.

Em 2022, foi o primeiro ano de lançamento do Ranking AD-Index. Nesse ano foram classificados 15.173 universidades mundo afora. Dentre essas, 1.669 são da América Latina e 522 brasileiras. A tabela a seguir resume essas informações.

A tabela abaixo é um quadro-resumo por região e por ano da classificação da UnB em cada uma das subclassificações que forma o Ad-Index.

Por fim, a próxima tabela traz o número de cientistas em cada área da Universidade de Brasília(UnB) que foram classificados no AD-Index ranking. Deve-se ressalvar que o ranking AD-Index agrupa os cientistas em três categorias: Entre os 10 mil primeiros, entre os 100 mil primeiros; e entre todos os cientistas do ranking.

¹https://www.adscientificindex.com/university/Universidade+de+Bras%C3%ADlia+UNB/