27 de Dezembro de 2023

O Quacquarelli Symonds Sustainability, QS-Sustainability, teve início em 2022, sendo o primeiro ranking QS focado no desempenho de sustentabilidade social e ambiental em instituições de ensino superior.

Com 700 universidades, esta primeira edição do ranking utiliza uma metodologia composta por oito indicadores para medir a capacidade de uma instituição em enfrentar os maiores desafios ambientais, sociais e de governança do mundo. Os indicadores são divididos em medidas de impacto ambiental – incluindo instituições sustentáveis, educação sustentável e pesquisa sustentável – e medidas de impacto social, que incluem igualdade, troca de conhecimento, impacto educacional, empregabilidade e oportunidades e qualidade de vida.

  • Instituições sustentáveis: O indicador considera se uma universidade é membro de grupos de ação climática ou de sustentabilidade oficialmente reconhecidos, tem uma estratégia de sustentabilidade e um relatório de emissões de energia disponíveis publicamente, tem sociedades estudantis focadas na sustentabilidade ambiental e um compromisso publicado de se tornar NetZero [https://www.nationalgrid.com/stories/energy-explained/what-is-net-zero].
  • Educação sustentável: analisa os resultados dos ex-alunos e a reputação acadêmica nos cursos de ciências da terra, do mar e do meio ambiente, e a disponibilidade de cursos que incorporam a ciência do clima e/ou a sustentabilidade no currículo. Se uma universidade tem um centro de pesquisa dedicado à sustentabilidade ambiental, ganha mais pontos.
  • Pesquisa sustentável: avalia a atividade de pesquisa da universidade em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e se o governo está financiando pesquisa e desenvolvimento nessa área.
  • Igualdade: O indicador avalia as instituições em uma variedade de medidas, incluindo a proporção de estudantes e professores do sexo feminino, a disponibilidade de igualdade pública, política de diversidade e inclusão e o apoio disponível para deficientes.
  • Troca de conhecimento: mede as universidades em seu compromisso com a transferência de conhecimento em colaboração com instituições com menos apoio econômico e a inclinação de uma universidade para fazer parceria com outras instituições e organizações. • Impacto da educação: analisa a pesquisa da universidade sobre educação de qualidade, impacto de ex-alunos e reputação acadêmica em assuntos sociais relevantes, e como os alunos e acadêmicos são livres para prosseguir com suas pesquisas sem censura.
  • Empregabilidade e oportunidades : o indicador dá a cada universidade uma pontuação de reputação do empregador e uma pontuação de resultados de emprego, com base em como os alunos estão preparados para carreiras de sucesso. As universidades também são avaliadas em pesquisas sobre trabalho e crescimento econômico, paz, justiça e instituições fortes, bem como a taxa de desemprego no país em que estão localizadas.
  • Qualidade de vida: indicador usado para entender o compromisso de uma instituição com o bem-estar dentro e fora da universidade. Também analisa atividades de pesquisa sobre qualidade de vida, opções de saúde no campus e qualidade do ar na região, por exemplo.

A Universidade de Brasília classificou-se na 405ª posição. Entre as 34 universidades brasileiras que aparecem no estudo, a UnB figura na quinta (5ª) posição. Entre as 24 universidades federais, a UnB ficou em 3º lugar.

 

qssustainability.png

01 de Setembro de 2023

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre seus objetivos a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. De acordo com o Sinaes, a avaliação da educação superior ocorre por meio da avaliação de IES, de cursos e do desempenho dos estudantes. Tais avaliações são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), com a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

 

Para ampliar e fortalecer a relação entre os processos de avaliação e os processos de gestão, bem como o autoconhecimento das IES e o consequente aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o instrumento de avaliação institucional propõe o Relato Institucional como uma inovação que objetiva integrar as ações de avaliação interna e de avaliação externa à gestão das IES. No Relato Institucional a instituição evidencia a interação entre os resultados do conjunto de avaliações (externas e internas) e suas atividades acadêmico-administrativas, de forma a demonstrar as ações implementadas e as melhorias da IES.

 

   Relato Institucional 2018         Relato 2023

29 de Agosto de 2023

Perfil dos Estudantes

 

O relatório de Perfil dos Estudantes permite estabelecer um quadro geral do momento atual do curso. Ele é elaborado anualmente e analisa o perfil dos ingressantes, matriculados, formados e egressos. Nele são categorizados os estudantes de Graduação e Pós-Graduação dos cursos a partir de variáveis como: sexo, raça/cor autodeclarada, faixa etária, cotas, forma de ingresso e de saída.
  

RELATÓRIOS DE PERFIL DE ESTUDANTES

 

  

Ano base / Categoria

  

Graduação

  

Pós-graduação

 

Cursos

 

Consolidado

 

Série Histórica

 

Mestrado

 

Doutorado

2020  

Relatório de Perfil dos Estudantes - 2020 

Relatório Consolidado - 2020  Série Histórica: 2016 - 2020 Relatório de Perfil do Mestrando - 2020 Relatório de Perfil do Doutorando - 2020
2021  

 Relatório de Perfil dos Estudantes - 2021

 

Relatório Consolidado - 2021 

Série Histórica: 2017 - 2021  Relatório de Perfil do Mestrando - 2021 Relatório de Perfil do Doutorando - 2021
2022  Relatório de Perfil dos Estudantes - 2022  

Relatório Consolidado - 2022 

Série Histórica: 2018 - 2022   Relatório de Perfil do Mestrando - 2022 Relatório de Perfil do Doutorando - 2022

12 de Julho de 2023

Pesquisa de Egressos

 

O acompanhamento de egressos representa a oportunidade de mensurar o impacto de um dos principais produtos oferecidos pela UnB: a formação universitária. Esse processo possibilita à Universidade de Brasília obter informações acerca da formação ofertada aos estudantes, avaliar a qualidade dos cursos, formular políticas institucionais e constatar os resultados do compromisso da UnB com a sociedade, em termos de empregabilidade no mercado formal.


Por meio de convênio com o Governo Federal, a UnB tem acesso aos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). A partir dessa base de dados, passou a ser possível o acesso a diversas informações sobre a atuação dos ex-alunos da UnB, ao longo dos anos, no mercado de trabalho formal brasileiro, tais como: faixa de renda, tipo de vínculo empregatício, área de atuação, Unidade da Federação de atuação, dentre outras. Os dados utilizados permitem identificar apenas os egressos que estavam com vínculo formal de trabalho no ano-base da RAIS.


A pesquisa acompanha ex-estudantes da UnB que atuam no mercado formal de trabalho e fornece informações como a localização desses egressos, o tipo de vínculo empregatício que possuem, a ocupação que desempenham de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações e seus rendimentos médios por diversas categorias de interesse. O objetivo é verificar a colocação dessas pessoas no mercado formal de trabalho e, com isso, fomentar discussões diversas em cada unidade acadêmica e curso, sobre, por exemplo, a aderência dos resultados ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Mais detalhes podem ser conferidos nos relatórios disponibilizados abaixo.
 
Plano de Acompanhamento de Egressos no âmbito da Universidade de Brasília (UnB).

 

RELATÓRIOS DA PESQUISA DE EGRESSOS

 

  

Ano / Categoria

  

Graduação

  

Pós-graduação

 

Presencial

 

EaD

 

Mestrado

 

Doutorado

 

2018

 

Relatórios graduação presencial 2018

 -  

Relatórios mestrado 2018

 

Relatórios doutorado 2018

2019  

Relatórios graduação presencial 2019

 -  

Relatórios mestrado 2019

 

Relatórios doutorado 2019

2020  

Relatórios graduação presencial 2020

 -  

Relatórios mestrado 2020

 

Relatórios doutorado 2020

2021  

Relatórios graduação presencial 2021

 

Relatórios graduação EaD 2021

 

Relatórios mestrado 2021

 

Relatórios doutorado 2021

03 de Novembro de 2022

27 de Outubro de 2022

26 de Outubro de 2022

Metodologicamente, o Ranking AD-Index organiza-se da seguinte maneira:

Os rankings de Cientistas por Universidade, país, região e no mundo foram realizados baseado no índice-h total.

O índice-h total foi usado nos rankings por filial e por subfilial.

Os critérios de classificação baseados na pontuação do índice-h total foram usados na seguinte ordem:

  1. A pontuação do “índice-h total”;
  1. Número total de citações;
  1. Pontuação do “índice i10 total”;
  1. Pontuação do “índice-h total” dos últimos 6 anos.

A classificação com base no índice-h dos últimos 6 anos foram realizadas na segunte ordem:

  1. Pontuação do índice-h dos últimos 6 anos;
  1. Número de citações nos últimos 6 anos;
  1. Pontuação dos últimos 6 anos do índice i10;
  1. Pontuação do índice-h total.

Os critérios de classificação com base no índice i10-total foram realizados na seguinte ordem:

  1. Pontuação total do índice i10;
  1. Pontuação do índice-h total;
  1. Número total de citações;
  1. Pontuação dos últimos 6 anos do índice i10;

Os critérios de classificação com base no índice i10 dos últimos 6 anos foram realizados na seguinte ordem:

  1. Pontuação índice i10 dos últimos 6 anos;
  1. Pontuação do índice-h dos últimos 6 anos;
  1. Número de citações dos últimos 6 anos;
  1. Pontuação total do índice i10;

A classificação com base no número total de citações foi realizado utilizandose os critérios na seguinte ordem:

  1. Número total de citações;
  1. Pontuação total no índice-h;
  1. Pontuação total no índice i10;
  1. Número de citações nos últimos 6 anos.

A classificação com base no número total de citações nos últimos 6 anos foram realizadas utilizando-se dos seguintes critérios:

  1. Número de citações nos últimos 6 anos;
  1. Pontuação no índice-h nos últioms 6 anos;
  1. Pontuação no índice i10 nos últimos 6 anos;
  1. Número total de citações.

Em 2023, participaram 22.627 instituições de ensino de 219 países. Dentre as insituições, 2.040 são da América Latina, e 575 brasileiras. A tabela Total de Participantes, por região e por ano, resume essas informações

 

 

Total_de_Participantes_por_região_e_ano.png

A tabela abaixo, Classificação da UnB nas classificações do AD-INDEX. Por ano e por região., é um quadro-resumo por região e por ano da classificação da UnB em cada uma das classificações que forma o Ad-Index.

 

AD

 

 

Por fim, a tabela abaixo traz o número de cientístas em cada área da Universidade de Brasília(UnB), que foram classificados no AD-Index ranking. Deve-se ressalvar que o ranking AD-Index agrupa os cientístas em três categorias: Entre os 10 mil primeiros, entre os 100 mil primeiros, e entre todos os cientístas do ranking.

 

 

AD3


¹https://www.adscientificindex.com/university/Universidade+de+Bras%C3%ADlia+UNB/

Iniciado em 2022, o Best Global University Ranking classificou mais de duas mil universidades no mundo, sendo mais de cem na América Latina e 50 no Brasil. Esse ranking segue a seguinte metodologia:

  • Global research reputation: 12.5%
  • Regional research reputation: 12.5%

  •  

    Publications: 10.0%

  •  

    Books: 2.5%

  •  

    Conferences: 2.5%

  •  

    Normalized citation impact: 10.0%

  •  

    Total citations: 7.5%

  •  

    Number of publications that are among the 10% most cited: 12.5%

  •  

    Percentage of total publications that are among the 10% most cited: 10.0%

  •  

    International collaboration – relative to country: 5.0%

  •  

    International collaboration: 5.0%

  •  

    Number of highly cited papers that are among the top 1% most cited in their respective field: 5.0%

  •  

    Percentage of total publications that are among the top 1% most highly cited papers: 5.0%

    A figura abaixo representa a posição da Universidade de Brasília (UnB) entre as Universidades mundiais, latino americanas e nacionais na edição de 2023.

 

usnews1.png

 

A figura abaixo representa a posição da Universidade de Brasília (UnB) nas áreas acadêmicas avaliadas pelo ranking Best Universities in the World.

 

usnews2.png


[1] https://www.usnews.com/education/best-global-universities/articles/methodology

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), diante do compromisso da instituição em formar lideranças comprometidas e capazes de transformar o país, promovemos o acesso à vivência empresarial ainda no espaço acadêmico. Partindo desta perspectiva de responsabilização com a formação dos estudantes, tiveram a iniciativa de construir o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE)[1].

Metodologicamente, esse ranking é constituído dos seguintes indicadores:

Cultura empreendedora: Avalia três quesitos: Postura empreendedora discente, Postura empreendedora docente e Avaliação da grade curricular. Esse indicador é Extraído por meio de três perguntas, acerca da avaliação das características empreendedoras presentes nos alunos da Instituição, da percepção a respeito da postura empreendedora dos alunos e da participação no crescimento de algum projeto da IES.Extraído por meio de três perguntas, acerca da avaliação das características empreendedoras presentes nos alunos da Instituição, da percepção a respeito da postura empreendedora dos alunos e da participação no crescimento de algum projeto da IES.

Inovação: Consiste-se em três subindicadore: Pesquisa, indicador mensurado por meio de dois modelos, sendo eles resultados do número de citações por artigo - extraídos da Web Of Science/InCites, e volume de produção para cada 1000 alunos na universidade. O resultado obtido do indicador é calculado pela média desses dois subindicadores, que possuem o mesmo peso, normalizados de 0 a 10, sendo 10 a IES com o maior valor;

Patente: revela o número de patentes que foram depositadas pela IES em um período de 10 anos. Os dados foram extraídos da plataforma internacional Wipo - World Intellectual Property Organization; e Proximidade IES-Empresa, esse indicador é mensurado por meio de três modelos, sendo eles resultados das ICTs, existência de NIT e empresas incubadas. O resultado obtido da proximidade IES-Empresa é calculado pela média desses três subindicadores, sendo o primeiro com peso 6 e os demais peso 2, e normalizados de 0 a 10, sendo 10 a Universidade com o maior valor.

Extensão: Consiste-se em três subindicadores: Redes, esse indicador mostra como as organizações estudantis com representatividade nacionais - AIESEC, Brasil Júnior e Enactus - são vistas. Este critério foi o mais bem elencado na pesquisa de percepção e por isso recebeu peso 3. Considerando o crescente número de empresas juniores nas IES, as mesmas correspondem a 80% da nota, enquanto a existência de escritórios da AIESEC e Enactus correspondem a 10% cada um; Ações de Extensão, revela os dados referentes ao número de ações de extensão cadastradas na IES, os quais foram coletados pelos embaixadores do RUE. Esses números de projetos de extensão foram divididos pelo número de alunos da instituição, e foram metrificados de 0 a 10, tendo a IES com maior valor 10; e Altmetria, propõe considerar o impacto das produções científicas em ambientes online, o qual considera um conjunto bastante diversificado de informações, tais como, citações, menções, compartilhamentos e curtidas em mídias sociais, entre outros. Esses números foram obtidos na plataforma Altmetric, tendo a IES com maior valor 10.

Internacionalização: Consiste-se em três subindicadores: Intercâmbio, avalia o número de intercâmbios internacionais realizados pela IES, abrangendo tanto a saída de alunos da IES para o exterior, como a entrada de alunos estrangeiros na IES, dividido pelo número de alunos; Parcerias com IES internacionais, mensura a oferta de intercâmbios e de integração por meio de pesquisas com outras IES. O número de parcerias internacionais para cada 1000 alunos foi coletado pelos embaixadores do RUE; e Pesquisas com colaboração Internacional, esse indicador considera o número de artigos em parceira internacional frente ao número de produção da IES, extraídos da Web Of Science/InCites e normalizados de 0 a 10, sendo 10 a IES com o maior valor.

Infraestrutura: Consiste-se em dois subindicadores: Qualidade de Infraestrutura, esse indicador é calculado com base na avaliação da percepção dos discentes por meio das lentes da infraestrutura física e também da disponibilidade/velocidade da internet em sua instituição; e Parque Tecnológico, indicador é composto pela soma dos indicadores de Instalação de Parque Tecnológico na cidade da IES e existência de parceria, associação ou convênio entre a instituição e o Parque Tecnológico da cidade.

Capital Financeiro: Consiste-se em dois subindicadores: Orçamento, busca considerar o orçamento das IES, os dados orçamentários das instituições de ensino foram coletados pelos embaixadores. O valor global foi dividido pelo número de alunos, a IES com a maior razão recebeu a nota 10, sendo as notas das outras IES normalizadas a partir deste valor; e Fundos patrimoniais, Esse indicador considera a existência de fundos patrimoniais nas instituições, sendo endowments constituintes de um fundo patrimonial mantido pela sociedade civil que visa auxiliar as instituições a manterem-se.

Os próximos dois gráficos abaixo representam o posicionamento da Universidade de Brasília no indicadores do Ranking Uniemp. Por fim, o terceiro gráfico dessa secção representa a nota da UnB nos indicadores e subindicadores desse ranking.

 

UNIEMP1

UNIEMP2

 

 UNIEMP3

 


[1] https://universidadesempreendedoras.org/ranking/

A próxima tabela informa a colocação da UnB nas áreas em que a universidade se classificou. Em seguida, os gráficos representam a evolução em cada área, nos indicadores que formam o Ranking URAP. Observa-se que algumas áreas não estão representadas nos gráficos abaixo, uma vez que apenas alcançaram pontuação suficiente para avaliação em 2023.

 

urapfield1.png

urapfield2.png

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