O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade de um curso específico de uma Instituição de Educação Superior (IES). Popularmente chamado de “Nota do curso”, o conceito varia dentro de uma escala de 1 a 5, sendo que 1 indica a pior qualidade e 5 a melhor qualidade. Cursos com nota 2 e inferior são considerados insatisfatórios e indicam que o curso precisa de melhorias para atender aos requisitos para o funcionamento adequado. Nota igual ou superior 3 indica que o curso atende todos os requisitos para o funcionamento e quanto mais próximo de 5, melhor a qualidade do curso.


O conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Ressalvando que, devido a pandemia de COVID-19, não houve avaliação em 2020, na Universidade de Brasília (UnB), as notas CPC dos cursos avalidaos distribuem-se segundo a figura abaixo: 

 

 

CPC

 


O CPC é construído considerando o resultado obtido pela instituição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano anterior, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), dados referentes ao corpo docente, coletados no Censo da Educação Superior, e à infraestrutura. 
Os resultados do CPC podem ser consultados no site do INEP.