A estrutura de avaliação na UnB é apoiada por diversas instâncias. A avaliação institucional sempre teve participação ativa nos processos avaliativos com representação na Comissão Própria de Avaliação (CPA), na coordenação do Grupo Técnico de Avaliação (GTA) e, principalmente, através da Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI).

Conforme preconizado pelo SINAES, a CPA é a instância responsável pela condução dos processos internos de avaliação e pela sistematização e prestação de informações à comunidade acadêmica e aos demais órgãos do sistema. O GTA, por sua vez, foi criado pela gestão superior da UnB com a missão de apoiar a CPA na institucionalização do processo de autoavaliação. Sua nomeação era feita anualmente e sua composição contava com a representação de diversos setores administrativos e acadêmicos.

Tanto a CPA como o GTA possuíam autonomia em relação aos Conselhos e demais instâncias colegiadas, característica fundamental a uma avaliação imparcial. Porém, faltava na Universidade um setor que assumisse o suporte técnico contínuo à avaliação institucional, prezando pela sistematização das informações e sendo o facilitador necessário a continuidade das ações avaliativas.

Criada em março de 2011 por meio do Ato da Reitoria nº 385/2011, a DAI surgiu como uma alternativa a essa lacuna. Composta pelas Coordenadorias de Informações Gerenciais (CIG) e Avaliação Institucional (CAI), a DAI surgiu com as atribuições de planejar, coordenar e sistematizar as informações organizacionais, vindo a se tornar referência na geração e no fornecimento de dados institucionais e na coordenação de ações avaliativas conforme demandas institucionais. Outro importante aspecto é que, a partir da criação da DAI, a interface entre planejamento, orçamento e avaliação foi acentuada, assim como passou a vigorar um suporte mais ágil no gerenciamento de dados à Instituição. Em 2021, o GTA foi extinto, a CPA permaneceu atuando com uma agenda própria de autoavaliação e a DAI operando em ações voltadas ao suporte à avaliação interna e externa à administração da Universidade.

Atualmente, a DAI é a responsável pela elaboração e condução dos processos relativos ao Anuário Estatístico, Pesquisa com Egressos, Censo da Educação Superior da UnB, acompanhamento dos rankings internacionais e nacionais, Matriz de Partição Interna, Indicadores de Qualidade da Educação Superior, dentre outras atividades, além de atender demandas pontuais das unidades administrativas e acadêmicas relacionadas à análise de dados institucionais, conforme o interesse da gestão superior.