O Academic Ranking of World University (ARWU), conhecido no Brasil como Ranking Xangai[1], é um ranking baseado em uma metodologia transparente, desenvolvida e publicada pela agência independente de consultoria Shangai Ranking. Esse ranking foi iniciado em 2003 e classificou a UnB a partir de 2017. O Ranking Xangai é baseado em seis critérios:

• Alumni: Com um peso de 10%, representa a quantidade de alunos laureados com o prêmio nobel ou medalhas Fields.
  • Award: Com peso de 20%, quantidade de docentes laureados com prêmios Nobel ou medalhas Fields.
  • HiCi (Highly Cited Reaserchers): com peso de 20%, representa a quantidade de docentes com elevadas citações.
  • N&S (Nature & Science): com 20%, representa a quantidade de publicações na revista Nature & Science.
  • PUB (Publication): com 20%, representa a quantidade de artigos indexados Science Citation Index-expanded e a quantidade de artigos indexados no Social Science Citation Index.
  • PCP:  com 10%, representa o desempenho acadêmico percapita da instituição.

A evolução dos indicadores da UnB[2] no Ranking Xangai está apresentada na Figura abaixo. A UnB alcançou sua melhor colocação no ano de 2021, classificando-se entre a 501-600ª posição. Entre as universidades brasileiras, a UnB classificou-se, entre 2017 e 2021, respectivamente, nas seguintes colocações: 9ª, 8ª, 11ª, 8ª e 7ª. Entre as federais, nesse mesmo período, a UnB classificou-se em: 8ª, 7ª, 10ª, 7ª e 4ª colocações.

[1] http://www.shanghairanking.com/

[2] A UnB não pontuou no quesito HiCi, Alumni e Award