Iniciado em 2017, o Quacquarelli Symonds Subject Ranking, QS – Subject, classifica as universidades mundiais por área de estudo. Essa classificação utiliza os mesmos pesos do ranking QS-World, mas com diferente distribuições de peso para as diferentes áreas.

As figuras a seguir trazem, desde 2018, para cada área, os gráficos com sua evolução da UnB nos indicadores desse ranking.  Cabe ressalvar que a Universidade de Brasília não pontuou suficientemente em Engenharia & Tecnologia e em Ciências Naturais, para participar do ranking de grandes áreas.

Na área de artes e de humanidades, em 2022, a UnB classificou-se na posição 401-500, retornando a posição que havia se classificado nos anos anteriores.

Na área de Ciências da Vida e Medicina, a UnB, classificou-se entre os 451-500 primeiros colocados.

Na área de Ciências Sociais e Administração, a UnB, classificou-se entre 401-450 primeiros colocados.