Metodologicamente, o Ranking AD-Index organiza-se da seguinte maneira:

Os rankings de Cientistas por Universidade, país, região e no mundo foram realizados baseado no índice-h total.

O índice-h total foi usado nos rankings por filial e por subfilial.

Os critérios de classificação baseados na pontuação do índice-h total foram usados na seguinte ordem:

1. A pontuação do “índice-h total”;
  1. Pontuação do “índice i10 total”;
  1. Pontuação do “índice-h total” dos últimos 6 anos.

A classificação com base no índice-h dos últimos 6 anos foram realizadas na segunte ordem:

1. Pontuação do índice-h dos últimos 6 anos;
  1. Número de citações nos últimos 6 anos;
  1. Pontuação dos últimos 6 anos do índice i10;
  1. Pontuação do índice-h total.

Os critérios de classificação com base no índice i10-total foram realizados na seguinte ordem:

1. Pontuação total do índice i10;
  1. Pontuação do índice-h total;
  1. Pontuação dos últimos 6 anos do índice i10;

Os critérios de classificação com base no índice i10 dos últimos 6 anos foram realizados na seguinte ordem:

1. Pontuação índice i10 dos últimos 6 anos;
  1. Pontuação do índice-h dos últimos 6 anos;
  1. Número de citações dos últimos 6 anos;
  1. Pontuação total do índice i10;

A classificação com base no número total de citações foi realizado utilizandose os critérios na seguinte ordem:

1. Pontuação total no índice-h;
  1. Pontuação total no índice i10;
  1. Número de citações nos últimos 6 anos.

A classificação com base no número total de citações nos últimos 6 anos foram realizadas utilizando-se dos seguintes critérios:

1. Número de citações nos últimos 6 anos;
  1. Pontuação no índice-h nos últioms 6 anos;
  1. Pontuação no índice i10 nos últimos 6 anos;
  1. Número total de citações.

Em 2023, participaram 22.627 instituições de ensino de 219 países. Dentre as insituições, 2.040 são da América Latina, e 575 brasileiras. A tabela Total de Participantes, por região e por ano, resume essas informações

Total_de_Participantes_por_região_e_ano.png

A tabela abaixo, Classificação da UnB nas classificações do AD-INDEX. Por ano e por região., é um quadro-resumo por região e por ano da classificação da UnB em cada uma das classificações que forma o Ad-Index.

AD

Por fim, a tabela abaixo traz o número de cientístas em cada área da Universidade de Brasília(UnB), que foram classificados no AD-Index ranking. Deve-se ressalvar que o ranking AD-Index agrupa os cientístas em três categorias: Entre os 10 mil primeiros, entre os 100 mil primeiros, e entre todos os cientístas do ranking.

AD3

¹https://www.adscientificindex.com/university/Universidade+de+Bras%C3%ADlia+UNB/