O Quacquarelli Symonds Sustainability, QS-Sustainability, teve início em 2022, sendo o primeiro ranking QS focado no desempenho de sustentabilidade social e ambiental em instituições de ensino superior.

Com 700 universidades, esta primeira edição do ranking utiliza uma metodologia composta por oito indicadores para medir a capacidade de uma instituição em enfrentar os maiores desafios ambientais, sociais e de governança do mundo. Os indicadores são divididos em medidas de impacto ambiental – incluindo instituições sustentáveis, educação sustentável e pesquisa sustentável – e medidas de impacto social, que incluem igualdade, troca de conhecimento, impacto educacional, empregabilidade e oportunidades e qualidade de vida.

• Instituições sustentáveis: O indicador considera se uma universidade é membro de grupos de ação climática ou de sustentabilidade oficialmente reconhecidos, tem uma estratégia de sustentabilidade e um relatório de emissões de energia disponíveis publicamente, tem sociedades estudantis focadas na sustentabilidade ambiental e um compromisso publicado de se tornar NetZero [https://www.nationalgrid.com/stories/energy-explained/what-is-net-zero].
  • Educação sustentável: analisa os resultados dos ex-alunos e a reputação acadêmica nos cursos de ciências da terra, do mar e do meio ambiente, e a disponibilidade de cursos que incorporam a ciência do clima e/ou a sustentabilidade no currículo. Se uma universidade tem um centro de pesquisa dedicado à sustentabilidade ambiental, ganha mais pontos.
  • Pesquisa sustentável: avalia a atividade de pesquisa da universidade em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e se o governo está financiando pesquisa e desenvolvimento nessa área.
  • Igualdade: O indicador avalia as instituições em uma variedade de medidas, incluindo a proporção de estudantes e professores do sexo feminino, a disponibilidade de igualdade pública, política de diversidade e inclusão e o apoio disponível para deficientes.
  • Troca de conhecimento: mede as universidades em seu compromisso com a transferência de conhecimento em colaboração com instituições com menos apoio econômico e a inclinação de uma universidade para fazer parceria com outras instituições e organizações. • Impacto da educação: analisa a pesquisa da universidade sobre educação de qualidade, impacto de ex-alunos e reputação acadêmica em assuntos sociais relevantes, e como os alunos e acadêmicos são livres para prosseguir com suas pesquisas sem censura.
  • Empregabilidade e oportunidades : o indicador dá a cada universidade uma pontuação de reputação do empregador e uma pontuação de resultados de emprego, com base em como os alunos estão preparados para carreiras de sucesso. As universidades também são avaliadas em pesquisas sobre trabalho e crescimento econômico, paz, justiça e instituições fortes, bem como a taxa de desemprego no país em que estão localizadas.
  • Qualidade de vida: indicador usado para entender o compromisso de uma instituição com o bem-estar dentro e fora da universidade. Também analisa atividades de pesquisa sobre qualidade de vida, opções de saúde no campus e qualidade do ar na região, por exemplo.

A Universidade de Brasília classificou-se na 405ª posição. Entre as 34 universidades brasileiras que aparecem no estudo, a UnB figura na quinta (5ª) posição. Entre as 24 universidades federais, a UnB ficou em 3º lugar.

qssustainability.png